O PAPEL DA MOTIVAÇÃO:
Estaremos, no decorrer deste mês, trazendo reflexões, artigos e pesquisas importantes sobre a aprendizagem de um modo geral, visando contribuir com suas atividades educacionais.São vários fatores que envolvem a aprendizagem, e o desenvolvimento do conhecimento humano.
A aprendizagem se dá através de vários processos,e é constante
em nossas vidas. Estamos sempre aprendendo, e à medida que ensinamos, estamos também desenvolvendo nosso aprendizado.
Destacaremos dentre vários fatores importantes na aprendizagem, a questão da motivação.
Qual é o papel da motivação na aprendizagem?
Sabemos que: broncas, repreensões e castigos, diminuem o desempenho das crianças, enquanto os elogios e as recompensas, têm efeito positivo sobre o rendimento do aluno.
A motivação, segundo estudiosos e pesquisadores do assunto, é um conjunto de processos que desencadeiam a ação, determinando sua intensidade e direção (aproximação ou fuga).além de em alguns casos, a perseverança.
O psicólogo americano,Clark Hull, propôs então a famosa lei do reforço, segundo a qual a motivação é determinada pela conjugação da necessidade e da recompensa.
O princípio a lei do reforço é bem conhecida da pedagogia familiar e escolar. Uma experiência científica, mostrou que os elogios e as repreensões classificadamente usados nas escolas, também agem de acordo som a lei e o reforço.
Os reforços portanto, funcionam bem na pedagogia, porém não explicam tudo. O estudo constatou que ignorar os alunos equivale a um reforço negativo.
Outra pesquisas mais recentes mostraram que existem outros tipos de motivação, especialmente cognitivas, que fazem com que as pessoas busquem aprovação, autoestima e autonomia.
( revista, como exercitar seu cérebro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário