segunda-feira, 10 de março de 2014

SEGREDOS DA APRENDIZAGEM...

O PAPEL DA MOTIVAÇÃO:
Estaremos, no decorrer deste mês, trazendo reflexões, artigos e pesquisas importantes sobre a aprendizagem de um modo geral, visando contribuir com suas atividades educacionais.

São vários fatores que envolvem a aprendizagem, e o desenvolvimento do conhecimento humano.
A aprendizagem se dá através de vários processos,e é constante
 em nossas vidas. Estamos sempre aprendendo, e à medida que ensinamos, estamos também  desenvolvendo nosso aprendizado.



       Destacaremos dentre vários fatores importantes na aprendizagem, a questão da motivação.
Qual é o papel da motivação na aprendizagem?
Sabemos que: broncas, repreensões e castigos, diminuem o desempenho das crianças, enquanto os elogios e as recompensas, têm efeito positivo sobre o rendimento do aluno.
A motivação, segundo estudiosos e pesquisadores do assunto, é um conjunto de processos que desencadeiam a ação, determinando sua intensidade e direção (aproximação ou fuga).além de em alguns casos, a perseverança.
O psicólogo americano,Clark Hull, propôs então a famosa lei do reforço, segundo a qual a motivação é determinada pela conjugação da necessidade e da recompensa.
O princípio a lei do reforço é bem conhecida da pedagogia familiar e escolar. Uma experiência científica, mostrou que os elogios e as repreensões classificadamente usados nas escolas,  também agem de acordo som a lei e o reforço.
Os reforços portanto, funcionam bem na pedagogia, porém não explicam tudo. O estudo constatou que ignorar os alunos equivale a um reforço negativo.
Outra pesquisas mais recentes mostraram que existem outros tipos de motivação, especialmente cognitivas, que fazem com que as pessoas busquem aprovação, autoestima e autonomia.


( revista, como exercitar seu cérebro)







domingo, 9 de março de 2014

A BELEZA INTERIOR...

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.Ao contrário, esteja no seu interior , que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.Pois era assim que costumavam adornar-se as santas mulheres do passado que colocavam sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido, como Sara, que obedecia a Abraão  e o chamava senhor.
Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida de forma que não sejam interrompidas as suas orações."" (I Pedro, 3.-7)