quinta-feira, 29 de maio de 2014

HONRANDO UNS AOS OUTROS

VALOR, HONRA, RESPEITO...

                                                            "FILHOS, OBEDECEI A VOSSOS PAIS NO SENHOR, POIS ISTO É JUSTO.
HONRA ATEU PAI E A TUA MÃE. QUE É O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA, PARA QUE TE VÁ BEM, E SEJAS DE LONGA VIDA SOBRE A TERRA.
E VÓS  PAIS NÃO PROVOQUEIS VOSSOS FILHOS À IRA, MAS CRIAI-OS NA DISCIPLINA E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR." (Efésios, 6.1-4)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Uma pessoa ponderada, é uma aprendizagem diária...

"MELHOR É TER BOA FAMA DO QUE O UNGUENTO PRECIOSO." (Ecl.7:1a)


Como você tem planejado a sua trajetória de vida?

O mundo em que vivemos é complicado e os nossos dias passam muito depressa.
Há uma constante e desenfreada correria em busca de sucesso, realizações e felicidade...
Mas, em que e sobre quais valores morais e cristãos estamos construindo a estrada de nossas vidas?
Independente do que, e no que as pessoas que nos rodeiam acreditam, precisamos ser firmes em nossas posições, valores e decisões.
De que forma temos nos relacionado  e convivido com o próximo?
Nossas ações e atitudes comportamentais têm feito diferença no ambiente em que  vivemos de maneira à influenciar para o bem?
A Bíblia é clara ao enfatizar que a riqueza de uma pessoa não está naquilo que ela possui, mas no que ela é diante de Deus. Nossa riqueza e valores não devem estar no que possuímos e  sim no que de fato somos.
Precisamos ser conhecidos como uma pessoa de boa fama, ou seja, uma pessoa de  bom caráter e cumpridora de seus deveres.
A boa fama ou o bom nome, deve ser visto em nossos relacionamentos e atitudes.
A nossa estrada precisa estar visível para que outros que não conhecem o caminho do bem, possam ser auxiliados a não se perderem com coisas que não trazem verdadeira realização.
Jesus é o único caminho para a verdade e a vida. E só alcançamos os propósitos de uma vida ponderada, equilibrada e coerente, quando deixamos que Ele nos conduza  e nos ordene os passos, pois, somente através de Jesus Cristo temos verdadeiramente acesso ao Pai e comunhão com Deus.
E através da comunhão com Deus, podemos aprender diariamente a sermos uma pessoa ponderada em todos os nossos relacionamentos, atitudes e comportamentos.

segunda-feira, 10 de março de 2014

SEGREDOS DA APRENDIZAGEM...

O PAPEL DA MOTIVAÇÃO:
Estaremos, no decorrer deste mês, trazendo reflexões, artigos e pesquisas importantes sobre a aprendizagem de um modo geral, visando contribuir com suas atividades educacionais.

São vários fatores que envolvem a aprendizagem, e o desenvolvimento do conhecimento humano.
A aprendizagem se dá através de vários processos,e é constante
 em nossas vidas. Estamos sempre aprendendo, e à medida que ensinamos, estamos também  desenvolvendo nosso aprendizado.



       Destacaremos dentre vários fatores importantes na aprendizagem, a questão da motivação.
Qual é o papel da motivação na aprendizagem?
Sabemos que: broncas, repreensões e castigos, diminuem o desempenho das crianças, enquanto os elogios e as recompensas, têm efeito positivo sobre o rendimento do aluno.
A motivação, segundo estudiosos e pesquisadores do assunto, é um conjunto de processos que desencadeiam a ação, determinando sua intensidade e direção (aproximação ou fuga).além de em alguns casos, a perseverança.
O psicólogo americano,Clark Hull, propôs então a famosa lei do reforço, segundo a qual a motivação é determinada pela conjugação da necessidade e da recompensa.
O princípio a lei do reforço é bem conhecida da pedagogia familiar e escolar. Uma experiência científica, mostrou que os elogios e as repreensões classificadamente usados nas escolas,  também agem de acordo som a lei e o reforço.
Os reforços portanto, funcionam bem na pedagogia, porém não explicam tudo. O estudo constatou que ignorar os alunos equivale a um reforço negativo.
Outra pesquisas mais recentes mostraram que existem outros tipos de motivação, especialmente cognitivas, que fazem com que as pessoas busquem aprovação, autoestima e autonomia.


( revista, como exercitar seu cérebro)







domingo, 9 de março de 2014

A BELEZA INTERIOR...

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.Ao contrário, esteja no seu interior , que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.Pois era assim que costumavam adornar-se as santas mulheres do passado que colocavam sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido, como Sara, que obedecia a Abraão  e o chamava senhor.
Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida de forma que não sejam interrompidas as suas orações."" (I Pedro, 3.-7)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

REFLETINDO SOBRE A AUTORIDADE PATERNA.



Olá queridos amigos e amigas, deste Blog de Aprendizagens.

Gostaríamos de refletir um pouquinho com vocês, sobre a questão da autoridade dos pais.

  A educadora, Cris Poli, em seu livro,: " Pais responsáveis educam juntos."
Nos esclarece pontos importantes sobre esta temática da autoridade:

  "Autoridade é sinônimo de prestígio e poder. É um direito que deve ser conquistado com credibilidade e desenvolvido com influência legítima. Na educação,  a autoridade é exercida á medida que as ações
dos pais refletem coerentemente seu discurso, Se a autoridade não advém do exemplo, nem é exercida de maneira positiva, vira autoritarismo. E o autoritarismo se sustenta  por causa do medo, e não do respeito,"
(Cris Poli)
Entendemos que a autoridade, só existe de fato, onde existe o amor...Amor dos pais pelos filhos.
Este amor se origina no amor do Pai eterno, que é Deus, produzindo frutos bons.

Em minhas atividades pedagógicas nas escolas, costumo dizer, sempre:  A autoridade , não é  imposta através do grito, mas sim através de atitudes de respeito, firmeza, amabilidade, confiança, que provocam oportunidades de convivência saudável no espaço escolar e também no contexto familiar.
Reflitamos, e sejamos pais, líderes, educadores sábios, em nossas atitudes e comportamentos.
Lembrando sempre que, somos formadores de opinião.
Portanto, sejamos o exemplo da verdadeira autoridade.