"Sempre que se discute a tarefa de casa, observa-se a ênfase na importância da participação dos pais.
A psicopedagoga Luciana Corso destaca a presença da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos como fator que normalmente gera resultados positivos. É dos parentes próximos o papel de auxiliar os alunos na compreensão da lição de casa como uma responsabilidade a ser cumprida por eles."
(Revista Pátio,2008,p.51)
Sabemos que a aprendizagem se dá em virtude da interação com o outro e mesmo sendo pessoal, ou seja, cada qual adquiri seu aprendizado, é de fundamental importância a presença e a participação dos pais.
É necessário que os pais orientem seus filhos a planejarem o momento adequado para a realização do dever de casa.O estabelecimento de horários fixos e a direção exercida pelos pais, muito influenciam no amadurecimento e na responsabilidade do aluno.
A escolha do local também pode influenciar na aprendizagem e valorização desse momento.
Quanto ao fato de os pais se fazerem presentes neste momento, depende muito do contexto familiar em que o aluno está inserido.Porém, sabemos que as crianças menores, carecem de uma presença mais ativa dos pais, pois elas ainda não conquistaram autonomia para isso.
Segundo a diretora de escola, Vãnia Marincek," à medida que as crianças vão avançando na idade e na escolaridade, o papel dos pais passa a ser o de supervisores."
Ela ainda esclarece que a família deve acompanhar e avaliar o trabalho da escola. "Duas ações ajudam nesse processo. A primeira é manter uma rotina de conversas com os educadores para saber e entender o que está sendo encaminhado e como Outro critério para avaliar a preocupação do professor com a lição é a constância com que é proposta, pois se as lições são importantes, elas devem fazer parte da rotina da criança e não ser esporádicas. O padrão da exigência também é importante."
Como reconhecer uma boa lição de casa:
Está a serviço do aluno, ou seja, é adequada ao seu nível de maturidade, capacidade de concentração e ritmo de raciocínio
É feita pelo aluno com a participação dos pais.
É realizada em local e horário próprios, longe das distrações.
Tem objetivos pedagógicos definidos.
Estimula o interesse pelo conhecimento.
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(Revista Pátio, Fev/Abr 2008 )
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